top of page
Buscar

A vida acontece...

Oi amigos, voltei! Para quem tem acompanhado semanalmente os posts eu imagino que devam estar se perguntando porque não estou postando certinho no horário do almoço às quartas-feiras e domingos, conforme o nosso "combinado" inicial.


A verdade é que.. gente a vida acontece. O trabalho, o pet que fica doente e tem que levar no veterinário, eu que tenho as crises de fadiga da EM, eu de novo que fico gripada, e por aí vai.


Então eu vou fazer um novo combinado, de postar todas as quartas-feiras e domingos, mas não num horário específico. Eu vou avisar nas minhas redes sociais Instagram (@milenalaurencio.adv) e Facebook (Milena Gonzaga Laurencio Tagami), quando sair, como tenho feito até o momento.


No mais, seguindo a narrativa do blog, estamos em 2023, com a minha nova aventura por uma alimentação melhor, em conjunto com a Nutri Tai (@nutritainalopes). Nós fazíamos as medidas todos os meses, e eu mandava a foto dos acompanhamentos para ela.


Apesar de a alimentação estar dando cerdo, até então não consegui mais ter a rotina de treinos na academia de forma regrada como estava tendo antes da pandemia. Entretanto, eu sabia que precisava muito desse fortalecimento nos membros, e por isso não conseguir voltar a rotina de exercícios de antes me deixava muito angustiada.


Além disto, as atividades do serviço estavam bastantes intensas ainda, visto que eu trabalhava das 9h até às 18h, e muitas vezes estendida até mais tarde, quando não precisava levar alguma coisa para fazer em casa.


Além disto, eu nunca fui fã de academia, apesar de saber que precisava, inclusive alguns dos meus médicos que eu fazia acompanhamento, como a minha psiquiatra, ficavam sempre me cobrando de fazer os exercícios, que estes eram importantes e seriam como "remédio" para a minha condição.


Com isso em mente, eu trazia essa necessidade para as consultas com a Nutri Tai, que eu estava muito feliz com o nosso acompanhamento nutricional, mas que precisava também dessa parte do exercício e não estava conseguindo focar nisso.


Foi quando ela falou uma frase que me despertou: "Mi, talvez você precisa encontrar o SEU exercício. Aquele que te faz bem, e que você não vai querer parar. Isto porque você gosta realmente de fazer e não porque é uma obrigação ou um fardo. Então não vai ser tão difícil".


A Tai tem dessas coisas, não sei se isso acontece também com os outros pacientes dela, mas nas consultas ela faz uns questionamentos tão simples que me fazem enxergar umas coisas tão importantes e muitas vezes óbvias. Esse foi um desses momentos.


Não sei se ela conseguiu ver nos meus olhos, mas a minha cabeça explodiu com essa simples frase. Na verdade eu já sabia a resposta, e falei: "Treino funcional". E ela disse: "Realmente, você já falou algumas vezes que gostava disso, porque não procura algo do tipo na sua cidade?".


E eu fiz o que? É claro que fui atrás da minha pessoa preferida de indicações excelentes, a Livinha.


Gente, essa mulher sabe de todas as boas coisas que existem aqui na cidade. Então, quando perguntei para ela onde tinha uma academia boa que tinha o funcional, e ela me indicou a Alpha Physical Training (@alphaphysicaltraining), lugar onde ela já treinava a algum tempo.


Então, já havendo eliminado uns bons quilinhos, estando com a doença aparentemente estável, eu iniciei a minha fase de reforço muscular, e condicionamento físico na Alpha, isto em dezembro de 2023.


Ainda em 2023, houve a falta do meu medicamento (Fingolimode) no SUS, mais ou menos no meio do ano.


Lembro que conversei com o meu médico neurologista, Dr. Waldir, sobre essa angústia de ficar sem medicamento por várias semanas, porque era muito caro e eu não tinha condições de comprar do meu bolso. Ele me disse que se passasse de um mês eu teria que refazer todo aquele procedimento em Ribeirão Preto, ou seja, refazer o monitoramento tudo de novo.


Para minha sorte não precisei entrar com o processo judicial, mas cheguei a falar na ouvidoria a respeito da falta de medicamentos, e o quão prejudicial era para uma pessoa com uma doença autoimune ficar sem o tratamento, visto que poderia gerar inúmeras lesões e sequelas.


Eu cheguei até a montar o processo judicial, ia advogar em causa própria, mas como advogada sei que nem sempre a liminar sai conforme o nosso planejamento, algumas vezes tentar administrativamente é mais rápido do que judicialmente.


O no fim deu certo de forma administrativa, porque no limite da data para eu não ter que refazer o monitoramento do remédio, a farmácia de Alto Custo entrou em contato comigo e eu fui buscá-lo.


Chegando ao final de 2023 antes de fazer o pedido da renovação do meu medicamento, eu falei com o meu médico neurologista novamente, e solicitei a mudança da medicação, onde ele indicou que poderíamos fazer o uso do Natalizumabe, que em vez de pílula, seria feita uma infusão mensal.


Então eu concordei, entretanto, para iniciar um novo medicamento, você precisa realizar um "desmame" remédio anterior, e eu teria que ficar um mês sem tratamento nenhum.


E como eu falei no começo deste post, amigos, a vida acontece.


O final do ano para um advogado é muito complicado, porque temos que adiantar muitas coisas devido ao recesso forense, que ocorre de 20/12 a 20/01, onde os Tribunais entram de recesso e suspende-se os prazos.


E foi bem a época que eu tive que fazer o "desmame". O que isso significa? Um novo surto, infelizmente, mais como foi no próximo post.



 
 
 

1 comentário


Tainá Lopes
Tainá Lopes
03 de jul. de 2025

Lembro com muito carinho do teu processo de busca por um exercício que realmente fizesse sentido pra ti. Era uma vontade tão presente, mas que ainda não tinha encontrado o seu lugar. Que alegria e orgulho ver que tu encontrou a tua modalidade, o teu espaço.

Essa consulta foi, de fato, uma grande virada de chave, e ler isso agora sabendo como ela te tocou, me emociona profundamente. Obrigada por compartilhar de forma tão linda a tua (e a nossa) história. 💛

Curtir
bottom of page